O tratamento de diversas cefaleias primárias, quando clinicamente descompensadas envolve a modulação central de vias de dor, seja por medicações ou por intervenções como o botox e o bloqueio anestésico.
Diversos estudos comprovam que o uso de anestésicos locais bloqueando nervos envolvido na sensibilização central da dor causa um alívio persistente da dor, reduzindo o número total de dias de dor, a intensidade média e o número de analgésicos usados.
O bloqueio consiste na aplicação de uma injeção com lidocaína em nervos cranianos específicos, sendo um tratamento seguro e de rápida aplicação.
Ao final, trata-se de mais uma ferramenta para auxiliar o controle da dor e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com dor de cabeça, sendo uma das recomendações da Sociedade Americana de Cefaleias.
Karacan Gölen, Meltem & Yilmaz Okuyan, Dilek. (2021). The Efficacy of Greater Occipital Nerve Block in Patients With Chronic Migraine. Journal of Contemporary Medicine. 11. 10.16899/jcm.955017.